Ludicidade: conceitos, paradigmas e concepções no ensino superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13947

Palavras-chave:

concepções, paradigmas, ludicidade, ensino superior

Resumo

O artigo discute o fenômeno da ludicidade no âmbito da educação superior, expõe conceitos, paradigmas e concepções possibilitando compreender ludicidade para além do senso comum. Seu objetivo geral é compreender ludicidade segundo seus paradigmas e concepções; e como objetivo específico pretende-se identificar concepções de ludicidade mais prevalentes no Ensino Superior. O trajeto metodológico se apoia na abordagem qualitativa efetivada por estudo de caso instrumental em universidade pública, com colaboração dos alunos do ensino superior no curso de Ciências Contábeis. Os dados foram produzidos por questionário misto e grupo focal, seus resultados foram triangulados e compreendidos pela análise de conteúdo categorial. Concluiu-se que há dois paradigmas: o Lúdico Total e o Lúdico Real, bem como, levantaram-se as seguintes concepções de ludicidade: Subjetiva, Utilitarista (com duas vertentes: didática e produtivista), Infantil e Diversão. A Concepção Utilitarista foi prevalente, talvez pela identidade pragmática do curso pesquisado.

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Biografia do Autor

Márcia Mineiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Pós-doutorado em Educação pela UFBA. Doutora em Educação pela UFBA. Docente na graduação em Ciências Contábeis e na Pós-Graduação stricto sensu em Educação da UESB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar e Crítico (GEPIC). 

Contribuição de autoria: Autora

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

MINEIRO, M. Ludicidade: conceitos, paradigmas e concepções no ensino superior. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13947, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13947. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13947. Acesso em: 20 jan. 2025.