A competência crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13965

Palavras-chave:

crítica, colonialismo, posicionalidade, ética, modernidade

Resumo

Este ensaio objetiva problematizar como a vida social  na filosofia grega clássica e na filosofia moderna foi objeto da reflexão filosófica, culminando por afirmar a analítica da verdade enquanto critério superior para a crítica. A partir dessa pergunta, problematizamos as  relações entre esta analítica da verdade e o colonialismo ou a centralidade do homem branco  cisheteressexual, burguês e europeu, como critério do bem viver ou do viver corretamente. Por meio de uma discussão bibliográfica fundamentada em algumas obras de filosofia moderna e contemporânea que ensaiaram contestar essa dimensão  abstrata e universalista da analítica da verdade, indicamoas que ainda repercutem nas mesmas certos atravessamentos coloniais. Para concluir, o ensaio sistematiza pistas ou caminhos  para o desenvolvimento do que chamamos competência crítica, recolhendo contribuições da filosofia, da  psicanálise e da antropologia para afirmá-la como pan-perspectivismo crítico e como gestação de novos mundos.

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Biografia do Autor

Rodrigo Lages e Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Doutor em Psicologia UFF. Docente no Departamento de Estudos Básicos da Universidade (DEBAS) Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e no Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenador do Grupo de Pesquisa INOMINAAR.

Contribuição de autoria: autor principal

Luis Artur Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Brasil

Docente no Departamento de Psicologia Social e Institucional e no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI). Doutor pelo Programa de Doutorado Interdisciplinar do PPGIE-UFRGS.

Contribuição de autoria: co-autor

Iacã Machado Macerata, Universidade Federal de Santa Catarina - Brasil

Professor no Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina. Doutorado em Psicologia - Estudos da Subjetividade - pela Universidade Federal Fluminense.

Contribuição de autoria: co-autor

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Publicado

2024-12-10

Como Citar

SILVA, R. L. e; COSTA, L. A.; MACERATA, I. M. A competência crítica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13965, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13965. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13965. Acesso em: 21 dez. 2024.