A BNCC e a formação de professores do campo no território de identidade Velho Chico na Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.14650

Palavras-chave:

base nacional comum curricular, educação do campo, educação rural, formação de professores, prática docente

Resumo

Este artigo aborda a formação de professores do campo e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando dois aspectos: o contexto da Educação do Campo em relação à formação docente, com destaque para o Território de Identidade Velho Chico (TIVC), na Bahia; as contradições evidenciadas na prática pedagógica dos docentes a partir da formação continuada ofertada pelas redes municipais. Os dados foram coletados por meio de questionários e análise documental. A pesquisa é de tipo qualitativa, analisada com pressupostos do Materialismo Histórico Dialético, os resultados evidenciam que a política nacional de formação de professores tem se ajustado ao que preconizam as agências internacionais, e que merece maior atenção as contradições das normatizações vigentes na compreensão da Educação do Campo emancipatória, pois a fragmentação da formação na parte curricular dedicada à prática docente como hoje se apresenta no recorte espacial analisado, observa-se mais o que se denomina de Educação Rural.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Pós-doutorado em Educação e Movimentos sociais (UNESP), Doutorado em Educação (FAE/UFMG), Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e do Programa de Pós-graduação em Educação Mestrado Profissional em Educação Básica da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC/CNPq), Coordenadora da Rede Latino Americana de Educação do Campo - Movimentos Sociais (REDE PECC-MS) e Coordenadora do Programa Formacampo. Bolsista Produtividade no CNPQ Nível 2. Contribuição de autoria: conceituação, curadoria de dados, investigação, metodologia, escrita de parte do texto e revisão.

Igor Tairone Ramos dos Santos, Universidade Federal da Bahia - Brasil

Doutorando em Educação, com foco em Plataformização Educacional e Currículo Escolar (Tecnologia Digital) pela UFBA; Mestre em Educação, com foco em Tecnologia Educacional e Avaliação, pela UESB; Tradutor/Professor (Inglês e Espanhol); Intérprete de LIBRAS.

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Publicado

2024-08-12

Como Citar

SANTOS, A. R. dos; SANTOS, I. T. R. dos. A BNCC e a formação de professores do campo no território de identidade Velho Chico na Bahia. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e14650, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14650. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/14650. Acesso em: 5 nov. 2024.

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