“Eu achava que eu não ía conseguir...”. Trajetórias escolares De jovens em contexto de vulnerabilidade social
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15396Palavras-chave:
ensino médio, família, juventudes, vulnerabilidades sociaisResumo
No Brasil, apesar do ensino público gratuito no nível básico ser um direito constitucional das crianças e adolescentes até os 17 anos, a construção da trajetória escolar de um estudante de escola pública demanda uma série de investimentos familiares que desafiam desde o tempo disponível para ações de transmissão do capital cultural familiar e gastos com serviços e materiais necessários ao dia a dia do estudante. Este artigo é fruto de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada a partir de uma escola pública frequentada por estudantes residentes em bairro de periferia de Salvador, Bahia. O estudo, que privilegiou os conceitos de vulnerabilidade social, capital cultural/social e projetos de vida, objetivou analisar as relações entre o contexto de vulnerabilidades sociais e os desafios enfrentados para permanecer no ensino médio e visar dar continuidade aos estudos. A partir de narrativas de doze estudantes, meninos e meninas, egressos de uma instituição, investigamos a experiência da família com relação ao acesso e manutenção dos filhos na escola. A pesquisa de campo foi realizada entre 2019 e 2023. A análise mapeou e nominou as diversas vulnerabilidades sociais: manter-se na escola exige recursos, tempo e energia dos estudantes e familiares. O envolvimento dos estudantes com atividades extraescolares contribui para a ampliação do capital social, embora os benefícios desta contribuição sejam mitigados pelas distâncias das suas residências para os locais onde há oferta destas atividades (cursos, estágios ou trabalho). As questões ligadas à infraestrutura urbana e à violência mostram-se fatores impeditivos de expansão e acúmulo de capital cultural.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, Camila Marta de; FREIRE, Sofia. A relação entre as emoções do professor e a autoeficácia docente: uma revisão sistemática. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19 n.50, 2023 . DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11511
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 7. ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 2014.
BECKER, Howard. Segredos e truques da pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar, 1993.
CARNEIRO, César. Trajetórias escolares em contexto de vulnerabilidade social: investimentos familiares. Tese de doutorado. Salvador, Universidade Católica do Salvador. Programa de Pós-graduação Interdisciplinar Família na Sociedade Contemporânea, 185 páginas, 2023.
CASTRO, Vanessa Gomes de. Trajetórias escolares em contexto social desfavorável. 2018. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6898/1/vanessagomesdecastro.pdf. Acesso em: 20 jun. 2018.
FONSECA, Claudia. Preparando-se para a vida: reflexões sobre escola e adolescência em grupos populares. Em Aberto, Brasília, ano 14, n. 61, p. 144-155, jan./mar. 1994. Disponível em: http://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/2260/1999. Acesso em: 15 jun. 2018.
PEREGRINO, Mônica. Desigualdade numa escola em mudança: Trajetórias e embates na escolarização pública de jovens pobres. 2006. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2006. Disponível em: http://www.emdialogo.uff.br/sites/default/files/peregrinot2006.pdf. Acesso em: 21 nov. 2021.
SANTOS, Arlete Ramos dos; SANTOS, Igor Tairone Ramos dos. A BNCC e a formação de professores do campo no território de identidade Velho Chico na Bahia. Revista Práxis Educacional , v. 20, n. 51, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.14650
SARTI, Cynthia Andersen. A família como ordem simbólica, Psicologia-USP, São Paulo, v.15, n. 3, p.11-28, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-65642004000200002. Acesso em: 10 jul. 2020.
SETTON, Maria da Graça Jacintho. Experiências de socialização de disposições híbridas de habitus. In: DAYRELL, Juarez et al. (org.). Família, escola e juventude: olhares cruzados Brasil-Portugal. Belo Horizonte: UFMG, 2012. P. 41.
SEC-BA. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA. Semana pedagógica 2019. Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Salvador: SEC-BA, 2019. Disponível: http://semanapedagogica.educacao.ba.gov.br/rendimento-escolar/. Acesso em: 20 jun. 2020.
SILVA Ester Nunes Praça da; COSTA, Lívia Alessandra Fialho. Relações familiares e trajetória de escolarização: algumas ponderações sobre herança cultural e reprodução social. In: GOMES, Cristina (org.). Colos de famílias, abraços do Estado: o lugar central das famílias nas políticas de proteção e desenvolvimento humano. Curitiba, Editora CRV, 2015. p. 79-88.
STOCO, Sergio. Família, educação e vulnerabilidade social: o caso da Região Metropolitana de Campinas. 2011. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.