“Eu achava que eu não ía conseguir...”. Trajetórias escolares De jovens em contexto de vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15396

Palavras-chave:

ensino médio, família, juventudes, vulnerabilidades sociais

Resumo

No Brasil, apesar do ensino público gratuito no nível básico ser um direito constitucional das crianças e adolescentes até os 17 anos, a construção da trajetória escolar de um estudante de escola pública demanda uma série de investimentos familiares que desafiam desde o tempo disponível para ações de transmissão do capital cultural familiar e gastos com serviços e materiais necessários ao dia a dia do estudante. Este artigo é fruto de uma pesquisa com abordagem qualitativa, realizada a partir de uma escola pública frequentada por estudantes residentes em bairro de periferia de Salvador, Bahia. O estudo, que privilegiou os conceitos de vulnerabilidade social, capital cultural/social e projetos de vida, objetivou analisar as relações entre o contexto de vulnerabilidades sociais e os desafios enfrentados para permanecer no ensino médio e visar dar continuidade aos estudos. A partir de narrativas de doze estudantes, meninos e meninas, egressos de uma instituição, investigamos a experiência da família com relação ao acesso e manutenção dos filhos na escola. A pesquisa de campo foi realizada entre 2019 e 2023. A análise mapeou e nominou as diversas vulnerabilidades sociais: manter-se na escola exige recursos, tempo e energia dos estudantes e familiares. O envolvimento dos estudantes com atividades extraescolares contribui para a ampliação do capital social, embora os benefícios desta contribuição sejam mitigados pelas distâncias das suas residências para os locais onde há oferta destas atividades (cursos, estágios ou trabalho).  As questões ligadas à infraestrutura urbana e à violência mostram-se fatores impeditivos de expansão e acúmulo de capital cultural. 

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Biografia do Autor

César Oliveira Carneiro, Colégio Estadual Clériston Andrade – Salvador; Brasil

Doutor pelo Programa Interdisciplinar Família na Sociedade Contemporânea (Universidade Católica do Salvador-UCSAL). Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia (2008).

Contribuição de autoria: Realização integral da pesquisa.

Lívia A. Fialho da Costa, Universidade do Estado da Bahia (Salvador) - Brasil

Doutora em Antropologia Social e Etnologia - École des Hautes Études en Sciences Sociales (2002). Professora Titular do Departamento de Educação/Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Docente e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Família na Sociedade Contemporânea, da Universidade Católica do Salvador.

Contribuição de autoria: Orientação da pesquisa. Colaboração na análise dos dados.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

CARNEIRO, C. O.; COSTA, L. A. F. da. “Eu achava que eu não ía conseguir...”. Trajetórias escolares De jovens em contexto de vulnerabilidade social. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e15396, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.15396. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/15396. Acesso em: 4 nov. 2024.