Um olhar para o estágio supervisionado a partir de narrativas docentes

Autores

Palavras-chave:

estágio supervisionado, formação de professores, formação inicial do professor

Resumo

Esta pesquisa tratou a respeito do Estágio Supervisionado, que se constitui como campo teórico-prático de conhecimento que faz parte da formação inicial da carreira docente, também inserido na matriz curricular dos cursos de Licenciatura do país. O estudo teve como objetivo geral compreender o Estágio Supervisionado a partir de narrativas docentes. Tratou-se de uma investigação qualitativa, cujo método foi a pesquisa narrativa, oportunidade em que foram entrevistados quatro professores de cursos de Licenciatura em Filosofia e Música de uma universidade pública do Sul do Ceará. Outrossim, recorreu-se à Análise Textual Discursiva para analisar os dados produzidos. A partir das narrativas, foi possível reconhecer a essencialidade de uma formação pautada pelo diálogo, pela atitude de escuta e convite ao saber, aspectos estes relacionados à racionalidade crítica. Desse modo, a formação dialógica marcou presença em todo o percurso formativo da graduação, sobretudo no Estágio, até a concepção e atuação docente atual dos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cícera Maria Mamede Santos, Universidade Federal do Cariri - Brasil

Doutoranda em Educação (PPGE/Universidade Estadual do Ceará-UECE). Mestra em Educação (MPEDU/URCA). Técnica-Pedagoga da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Membro do Grupo de Pesquisa Didática no Ensino Superior e na Educação Básica. Bolsista de Doutorado do CNPq.

Contribuição de autoria: concepção, aquisição de dados, análise e interpretação dos dados, redação do artigo e aprovação final da versão a ser publicada.

Maria Julieta Fai Serpa e Sales, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutoranda e Mestra em Educação (PPGE/Universidade Estadual do Ceará-UECE). Professora vinculada ao Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará (CED/UECE). Membro do Grupo de Pesquisa Didática no Ensino Superior e na Educação Básica. Bolsista de Doutorado do CNPq.

Contribuição de autoria: revisão crítica de conteúdo intelectual e aprovação final da versão a ser publicada.

Maria Marina Dias Cavalcante, Universidade Estadual do Ceará - Brasil

Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Didática no Ensino Superior e na Educação Básica.

Contribuição de autoria: revisão crítica de conteúdo intelectual e aprovação final da versão a ser publicada.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2011

Downloads

Publicado

2024-11-18

Como Citar

SANTOS, C. M. M.; SALES, M. J. F. S. e; CAVALCANTE, M. M. D. Um olhar para o estágio supervisionado a partir de narrativas docentes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e15541, 2024. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/15541. Acesso em: 2 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)