Adoecimento e silêncio: sentidos do não dizer em pesquisas narrativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15563

Palavras-chave:

hospitalização, narrativas, silêncio, não dizer

Resumo

O texto resulta de pesquisa sobre narrativas e afastamento da escola, centrando-se na análise de percepções de crianças e familiares em situação de hospitalização. Centra-se na experiência vivenciada durante as entrevistas com uma das participantes, em que o silêncio se fez marcante e levou-nos a aprofundar discussões sobre o não dizer em pesquisas narrativas. A pesquisa realizada é do tipo qualitativa e narrativa, por trabalhar com o universo dos significados, crenças, valores e atitudes do sujeito, assim como das percepções dos entrevistados, suas reflexões sobre sua condição, dificuldades encontradas nas vivências com a hospitalização, reações, gestos e como expressa suas experiências através do desenho. O que não se esperava era encontrar tão grande dificuldade com o ato de narrar. Esse processo acabou por impulsionar a reflexividade (auto)biográfica, principalmente por parte de quem estava ali para escutar. Quatro pessoas participaram do estudo, mas aqui refletiremos sobre a participação de uma adolescente de 14 anos, hospitalizada há mais de um mês, com vistas a entender como o seu “não dizer” é impregnado de sentidos e, assim como o dizer, faz parte de uma história, de um processo identitário abalado pelo adoecimento.

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Biografia do Autor

Emília Karla de Araújo Amaral, Universidade do Estado da Bahia – Salvador, Bahia

Mestre em Educação e doutoranda do Programa de Educação e Contemporaneidade da Universidade do Estado da Bahia - UNEB; professora da UNEB (Campus IX); bolsista PAC; membro do Grupo de Pesquisa (Auto)Biografia, Formação e História Oral

Contribuição de autoria: autora.

Elizeu Clementino de Souza, Universidade do Estado da Bahia, Salvador - Brasil

Pós-Doutor pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; Pós-doutorado/Estágio Sênior na Universidade de Paris 13-França. Doutor em Educação pela UFBA. Professor e Pró-reitor de Pesquisa e Ensino de Pós-graduação (PPG/UNEB). Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B CA-ED/CNPq.

Contribuição de autoria: orientador / coautor

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Publicado

2024-11-11

Como Citar

AMARAL, E. K. de A.; SOUZA, E. C. de. Adoecimento e silêncio: sentidos do não dizer em pesquisas narrativas . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e15563, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.15563. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/15563. Acesso em: 14 mar. 2025.
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