TRANSFORMAÇÕES DOS PARADIGMAS DA ESCOLA TECNICISTA E REFLEXÕES SOBRE A PEDAGOGIA EMPREENDEDORA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2933Palavras-chave:
Palavras-chave: Educação. Escola técnica. EmpreendedorismoResumo
Este artigo trata de uma pesquisa bibliográfica de cunho exploratório que visa promover reflexões sobre as transformações ocorridas nas propostas pedagógicas da escola tecnicista no Brasil. Além disso, visa problematizar a constituição e implantação da proposta pedagógica empreendedora na escola técnica profissionalizante contemporânea. Através da análise da obra Pedagogia empreendedora de Fernando Dolabela, em conjunto com os conceitos de Saviani, Luckesi e Libâneo sobre as tendências pedagógicas no Brasil, discutiremos sobre a Tendência Pedagógica Liberal Tecnicista e suas transformações metodológicas históricas até chegar aos novos métodos utilizados por uma pedagogia empreendedora. Contextualizamos, assim, conceitos, suas práticas e evoluções, tornando-se mais uma possibilidade para os avanços da qualidade na educação brasileira. Tudo isso no momento em que o governo federal promulga a lei de reforma do Ensino Médio e discute a Base Nacional Comum Curricular. Além disso, a pedagogia empreendedora visa também contribuir para a formação de sujeitos proativos e empreendedores, centralizando suas atenções ao sujeito, dando-lhe vez e voz, e primando por uma formação que atende às novas exigências do mercado de trabalho e às evoluções tecnológicas, econômicas, culturais e sociais.