EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4364Palavras-chave:
Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.Resumo
Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégia
metodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelas
acadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta das
informações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no
“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostos
da epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na fala
dos sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementos
que apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relações
horizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicas
para sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalho
coletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente se
constrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importante
estratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que ela
oferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreende
a sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campo
teórico.
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