EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4364Keywords:
Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.Abstract
Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégia
metodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelas
acadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta das
informações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no
“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostos
da epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na fala
dos sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementos
que apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relações
horizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicas
para sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalho
coletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente se
constrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importante
estratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que ela
oferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreende
a sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campo
teórico.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.