EXPRESSÕES DA “DOCÊNCIA COMPARTILHADA” NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4364Palabras clave:
Docência Compartilhada; Formação Inicial de Professores; PIBID.Resumen
Este texto objetiva problematizar a Docência Compartilhada enquanto estratégia
metodológica/formativa, no interior da prática pedagógica, a partir dos significados atribuídos pelas
acadêmicas do curso de Pedagogia à esta experiência. Deste modo, realizamos a coleta das
informações a partir dos relatos em reuniões com acadêmicas que participam do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos registros coletivos construídos no
“google drive” de março a junho de 2017. Para a análise dos resultados, nos servimos dos pressupostos
da epistemologia qualitativa construtiva interpretativa, buscando a apreensão de significados na fala
dos sujeitos, interligados ao contexto em que eles se inserem. Assim, foi possível evidenciar elementos
que apontam para tensões, como a desmotivação profissional, que se explicita na ausência de relações
horizontais entre professor e acadêmica e na falta de autonomia do professor nas decisões pedagógicas
para sua sala de aula. Em contrapartida, identificamos possibilidades reverberadas no trabalho
coletivo/colaborativo e no diálogo. Deste modo, conscientes de que a profissionalidade docente se
constrói entre tensões e possibilidades, assumimos a Docência Compartilhada como uma importante
estratégia metodológica que contribui para a formação dos futuros professores, na medida em que ela
oferece a possibilidade de, ainda na formação inicial, aproximar-se da complexidade que compreende
a sala de aula, bem como fazer o exercício da integração dos elementos aprofundados no campo
teórico.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.