O CURRÍCULO E A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5276Resumo
O presente artigo objetiva apresentar a pesquisa: O currículo e a disciplina história no contexto da educação integral em tempo integral em seu processo de desenvolvimento e principalmente os resultados a que chegamos, situando-os no debate sobre o lugar que ocupa a disciplina história e sua importância nos currículos da educação básica contemporânea. Tal estudo encontra-se no campo da pesquisa educacional e, mais especificamente, no campo do currículo, do ensino de história e da educação integral. A seguinte questão suscitou este estudo: qual o lugar da disciplina história na proposta de educação integral do ProEI e como são tecidas as mediações entre o currículo prescrito e o praticado, especialmente entre os professores de história? Para o desenvolvimento desta pesquisa, nos embasamos no aporte teórico-metodológico materialista histórico, além da metodologia de análise de conteúdo e da técnica de entrevista semiestruturada. Concluímos, com este estudo, que a ampliação da jornada escolar não proporciona, no que diz respeito ao aspecto prescritivo desse currículo, uma ampliação da disciplina história e nem garante a qualificação do ensino de história ainda que de forma indireta. Quando levamos em consideração os elementos práticos da constituição desse currículo, percebemos, entretanto, que isso se coloca enquanto possibilidade e que o papel ativo dos sujeitos inseridos neste contexto, especialmente os professores, é fundamental no processo de instituição desta disciplina.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.