O CURRÍCULO E A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5276

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar a pesquisa: O currículo e a disciplina história no contexto da educação integral em tempo integral em seu processo de desenvolvimento e principalmente os resultados a que chegamos, situando-os no debate sobre o lugar que ocupa a disciplina história e sua importância nos currículos da educação básica contemporânea. Tal estudo encontra-se no campo da pesquisa educacional e, mais especificamente, no campo do currículo, do ensino de história e da educação integral. A seguinte questão suscitou este estudo: qual o lugar da disciplina história na proposta de educação integral do ProEI e como são tecidas as mediações entre o currículo prescrito e o praticado, especialmente entre os professores de história? Para o desenvolvimento desta pesquisa, nos embasamos no aporte teórico-metodológico materialista histórico, além da metodologia de análise de conteúdo e da técnica de entrevista semiestruturada. Concluímos, com este estudo, que a ampliação da jornada escolar não proporciona, no que diz respeito ao aspecto prescritivo desse currículo, uma ampliação da disciplina história e nem garante a qualificação do ensino de história ainda que de forma indireta. Quando levamos em consideração os elementos práticos da constituição desse currículo, percebemos, entretanto, que isso se coloca enquanto possibilidade e que o papel ativo dos sujeitos inseridos neste contexto, especialmente os professores, é fundamental no processo de instituição desta disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Monique Alves Brito, Secretaria Estadual de Educação da Bahia - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora do Colégio Estadual Leopoldo dos Reis - Salvador-BA, Secretária Estadual de Educação. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). Integrante do Grupo de Pesquisa “Ensino de História: Sujeitos Saberes e Práticas”.

Maria Cristina Dantas Pina, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em História da Educação pela Universidade de Campinas (UNICAMP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vinculada ao Departamento de História. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). Líder do Grupo de Pesquisa “Ensino de História: Sujeitos Saberes e Práticas”.

Edinalva Padre Aguiar, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Vinculada ao Departamento de História. Integrante do Laboratório de Estudos em Pesquisa em Ensino de História (LAPEH). Líder do Grupo de Pesquisa “Ensino de História: Sujeitos Saberes e Práticas”.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

BRITO, M. A.; PINA, M. C. D.; AGUIAR, E. P. O CURRÍCULO E A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 17-47, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5276. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5276. Acesso em: 23 dez. 2024.