O CURRÍCULO E A DISCIPLINA HISTÓRIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5276Resumen
O presente artigo objetiva apresentar a pesquisa: O currículo e a disciplina história no contexto da educação integral em tempo integral em seu processo de desenvolvimento e principalmente os resultados a que chegamos, situando-os no debate sobre o lugar que ocupa a disciplina história e sua importância nos currículos da educação básica contemporânea. Tal estudo encontra-se no campo da pesquisa educacional e, mais especificamente, no campo do currículo, do ensino de história e da educação integral. A seguinte questão suscitou este estudo: qual o lugar da disciplina história na proposta de educação integral do ProEI e como são tecidas as mediações entre o currículo prescrito e o praticado, especialmente entre os professores de história? Para o desenvolvimento desta pesquisa, nos embasamos no aporte teórico-metodológico materialista histórico, além da metodologia de análise de conteúdo e da técnica de entrevista semiestruturada. Concluímos, com este estudo, que a ampliação da jornada escolar não proporciona, no que diz respeito ao aspecto prescritivo desse currículo, uma ampliação da disciplina história e nem garante a qualificação do ensino de história ainda que de forma indireta. Quando levamos em consideração os elementos práticos da constituição desse currículo, percebemos, entretanto, que isso se coloca enquanto possibilidade e que o papel ativo dos sujeitos inseridos neste contexto, especialmente os professores, é fundamental no processo de instituição desta disciplina.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.