CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5299

Palavras-chave:

Conhecimento didático-matemático, Contextos extramatemáticos, (Re)desenho de tarefas

Resumo

Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e busca sintetizar uma etapa de uma intervenção no campo do (re)desenho de tarefas, em que participaram três professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A intervenção se deu por meio de encontros formativos para discutir a temática do desenho de tarefas, levando em conta contextos intra e extramatemáticos como meios de contribuir para uma formação matemática e didática do professor e, portanto, para renovação do ensino de Matemática. Durante os encontros formativos, foi realizado o redesenho de sequências de tarefas que compunham um projeto escolar, tendo como balizadores os Critérios de Idoneidade Didática do Enfoque Ontosemiótico (EOS). A modo de conclusão, temos que os professores demonstram uma ligeira melhora de seus conhecimentos didáticos como por exemplo quando redesenham tarefas abertas e contextualizadas, o mesmo não acontecendo no conhecimento matemático, já que apresentam dificuldades no domínio de alguns conceitos durante os processos discursivos e na formalização da matemática quando da elaboração de tarefas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jorge Ramos de Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB). Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino da cidade de Jaguaquara-Bahia.

Vicenç Font Moll, Universidade de Barcelona – Espanha

Doctor en Filosofía i ciencias de la educación pela Universitat de Barcelona (UB). Profesor Titular de la Universitat de Barcelona (UB). Facultat d’Educació, Departament d'Educació Lingüística i Literària i de Didàctica de les Ciències Experimentals i de la Matemàtica. Professor Colaborador do Programa Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, ambos na UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB).

Nilson Antonio Ferreira Roseira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutor em Educação e Democracia pela Universidade de Barcelona (UB). Professor de Educação Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Feira de Santana (BA). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia – GPEMAR, e realiza estudos sobre as relações entre educação matemática, valores e cidadania.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

DE SOUSA, J. R.; MOLL, V. F.; GUSMÃO, T. C. R. S.; ROSEIRA, N. A. F. CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 444-471, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5299. Acesso em: 23 jan. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)