CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5299Keywords:
Conhecimento didático-matemático, Contextos extramatemáticos, (Re)desenho de tarefasAbstract
Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e busca sintetizar uma etapa de uma intervenção no campo do (re)desenho de tarefas, em que participaram três professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A intervenção se deu por meio de encontros formativos para discutir a temática do desenho de tarefas, levando em conta contextos intra e extramatemáticos como meios de contribuir para uma formação matemática e didática do professor e, portanto, para renovação do ensino de Matemática. Durante os encontros formativos, foi realizado o redesenho de sequências de tarefas que compunham um projeto escolar, tendo como balizadores os Critérios de Idoneidade Didática do Enfoque Ontosemiótico (EOS). A modo de conclusão, temos que os professores demonstram uma ligeira melhora de seus conhecimentos didáticos como por exemplo quando redesenham tarefas abertas e contextualizadas, o mesmo não acontecendo no conhecimento matemático, já que apresentam dificuldades no domínio de alguns conceitos durante os processos discursivos e na formalização da matemática quando da elaboração de tarefas.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.