CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5299

Keywords:

Conhecimento didático-matemático, Contextos extramatemáticos, (Re)desenho de tarefas

Abstract

Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e busca sintetizar uma etapa de uma intervenção no campo do (re)desenho de tarefas, em que participaram três professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A intervenção se deu por meio de encontros formativos para discutir a temática do desenho de tarefas, levando em conta contextos intra e extramatemáticos como meios de contribuir para uma formação matemática e didática do professor e, portanto, para renovação do ensino de Matemática. Durante os encontros formativos, foi realizado o redesenho de sequências de tarefas que compunham um projeto escolar, tendo como balizadores os Critérios de Idoneidade Didática do Enfoque Ontosemiótico (EOS). A modo de conclusão, temos que os professores demonstram uma ligeira melhora de seus conhecimentos didáticos como por exemplo quando redesenham tarefas abertas e contextualizadas, o mesmo não acontecendo no conhecimento matemático, já que apresentam dificuldades no domínio de alguns conceitos durante os processos discursivos e na formalização da matemática quando da elaboração de tarefas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Jorge Ramos de Sousa, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Mestre em Educação Científica e Formação de Professores pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB). Atualmente é professor da Rede Municipal de Ensino da cidade de Jaguaquara-Bahia.

Vicenç Font Moll, Universidade de Barcelona – Espanha

Doctor en Filosofía i ciencias de la educación pela Universitat de Barcelona (UB). Profesor Titular de la Universitat de Barcelona (UB). Facultat d’Educació, Departament d'Educació Lingüística i Literària i de Didàctica de les Ciències Experimentals i de la Matemàtica. Professor Colaborador do Programa Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela (USC). Professora na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores e no Programa de Pós-Graduação em Ensino, ambos na UESB. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática (GDICEM/UESB).

Nilson Antonio Ferreira Roseira, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - Brasil

Doutor em Educação e Democracia pela Universidade de Barcelona (UB). Professor de Educação Matemática da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Campus de Feira de Santana (BA). É membro do Grupo de Pesquisa em Educação Matemática do Recôncavo da Bahia – GPEMAR, e realiza estudos sobre as relações entre educação matemática, valores e cidadania.

Published

2019-07-01

How to Cite

DE SOUSA, J. R.; MOLL, V. F.; GUSMÃO, T. C. R. S.; ROSEIRA, N. A. F. CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 444-471, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5299. Acesso em: 3 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)