CONTRIBUIÇÕES DO (RE)DESENHO DE TAREFAS PARA APROXIMAÇÃO DA MATEMÁTICA COM O ENTORNO SOCIAL DA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5299Palabras clave:
Conhecimento didático-matemático, Contextos extramatemáticos, (Re)desenho de tarefasResumen
Este artigo faz parte de uma pesquisa realizada em nível de mestrado e busca sintetizar uma etapa de uma intervenção no campo do (re)desenho de tarefas, em que participaram três professores de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental. A intervenção se deu por meio de encontros formativos para discutir a temática do desenho de tarefas, levando em conta contextos intra e extramatemáticos como meios de contribuir para uma formação matemática e didática do professor e, portanto, para renovação do ensino de Matemática. Durante os encontros formativos, foi realizado o redesenho de sequências de tarefas que compunham um projeto escolar, tendo como balizadores os Critérios de Idoneidade Didática do Enfoque Ontosemiótico (EOS). A modo de conclusão, temos que os professores demonstram uma ligeira melhora de seus conhecimentos didáticos como por exemplo quando redesenham tarefas abertas e contextualizadas, o mesmo não acontecendo no conhecimento matemático, já que apresentam dificuldades no domínio de alguns conceitos durante os processos discursivos e na formalização da matemática quando da elaboração de tarefas.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.