IOGA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5508Palavras-chave:
Ioga, Educação básica, Formação continuada de professoresResumo
O objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento e os fatores que impactam o ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com professoras participantes de um programa de formação continuada em ioga e educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida no decorrer de um programa de formação continuada em ioga, com 23 professoras da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Os dados foram coletados por questionário, no qual as professoras indicaram a frequência de desenvolvimento da ioga com suas turmas e os desafios para iniciar ou dar continuidade ao trabalho didático-pedagógico com a ioga na escola. Os resultados indicaram que a maioria das participantes desenvolve a ioga com suas turmas semanalmente. E para a continuidade do ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental foram relatadas: a necessidade de aprofundamento teórico-prático; o domínio didático-pedagógico; estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento das aulas; a necessidade do envolvimento da equipe escolar; realização de planejamento ou o preparo prévio das aulas; desenvolvimento de trabalho contínuo com a turma e, por último, a presença da ioga como conteúdo programático nos currículos escolares. Conclui-se que a formação proporcionou às professoras conhecimentos da ioga, possibilitando sua ressignificação para o contexto escolar, bem como o reconhecimento da necessidade constante de estudos, pesquisas e práticas sobre a ioga para sua continuidade, ampliação e reconhecimento como conteúdo na escola.
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