AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5904

Palavras-chave:

Educação Física, Formação de professores, Práticas de leitura

Resumo

Inserido no campo das discussões sobre letramento acadêmico, com um olhar mais atento para os processos de formação inicial de professores, o presente artigo traz os resultados de um estudo que teve como objetivo verificar as práticas de leitura de estudantes de uma licenciatura em Educação Física e a contribuição que a formação traz para a ampliação dessas práticas. Os dados foram obtidos por meio da aplicação de um questionário a 69 estudantes, ingressantes e concluintes. Os resultados apontam para práticas de leitura incipientes, prevalência de leitura de artigos acadêmicos e para estratégias de repetição do texto lido com vistas a uma melhor compreensão. Embasam teoricamente a pesquisa: Tardif (2011), Andrade (2007), Kleiman (2006) e Fiad (2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosana Mara Koerner, Universidade da Região de Joinville - Brasil

Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Docente do Programa de Mestrado em Educação da UNIVILLE. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Letramento no Trabalho e na Formação de Professores (LETRAFOR).

Márcia Nagel Cristofolini, Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Professora da Escola Municipal Tancredo de Almeida Neves, Garuva – SC. Participante do Grupo de Pesquisa Letramento no Trabalho e na Formação de Professores (LETRAFOR).

Débora Duarte Monney, Escola de Educação Básica Dr. Jorge Lacerda - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Docente da Escola de Educação Básica Dr. Jorge Lacerda, Joinville – SC. Participou do Grupo de Pesquisas Letramento no Trabalho e na Formação de Professores (LETRAFOR).

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

KOERNER, R. M.; CRISTOFOLINI, M. N.; MONNEY, D. D. AS PRÁTICAS DE LEITURA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 514-530, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5904. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5904. Acesso em: 25 abr. 2024.