A FORMAÇÃO DOCENTE EM LEOPOLDINA/MG: INTERLOCUÇÕES COM AS REFORMAS DE ENSINO (1906-1918)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5986Palavras-chave:
Ginásio Leopoldinense, Formação docente, Identidade profissionalResumo
Este artigo apresenta uma investigação sobre a formação de professores oferecida pelo Ginásio Leopoldinense, situado em Leopoldina/MG, durante o período de 1906 a 1918. Em 1906, esta instituição educacional foi fundada e destacou-se das outras escolas criadas no município, por oferecer muitos níveis de educação: ensino primário, agrícola, secundário, militar e superior em Odontologia e Farmácia. A maioria destes cursos funcionou até meados de 1926, quando esta instituição privada foi municipalizada. Os cursos tiveram um caráter claramente seletivo, tanto no sentido social como no pedagógico e no profissional. Os alunos vieram de classes sociais abastadas, em geral, os filhos de agricultores e profissionais liberais, sendo recrutados desde o ensino primário, preparatório, até os cursos superiores. A partir daí, buscamos evidências que ajudaram na inteligibilidade de como as práticas educativas orientaram o programa de ensino e os atores que construíram esta instituição. Desse modo, a rede de sociabilidade e as carreiras profissionais ajudaram a pensar o programa institucional e sua relação com as políticas locais, estaduais e nacionais. Este, por sua vez, foi analisado do ponto de vista dos autores: Carvalho (2006), Mendonça et al (2015), Bonato (2002; 2009), Nóvoa (2017) e Dubar (1997; 2012), os quais trouxeram contribuições para a análise do Ginásio Leopoldinense, na qual pode-se revelar detalhes da legislação e das reformas educativas, bem como da formação, profissionalização e construção da identidade docente.
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