v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar)

					Visualizar v. 16 n. 38 (2020): Pesquisas em História da Educação: desafios passados e contemporâneos (jan/mar)

 

 
Publicado: 2020-01-01

Editorial

Dossiê temático

  • Apresentação

    Cíntia Borges de Almeida, Liana Pereira Borba dos Santos
    13-19
  • A FORMAÇÃO DOCENTE EM LEOPOLDINA/MG: INTERLOCUÇÕES COM AS REFORMAS DE ENSINO (1906-1918)

    Paloma Rezende de Oliveira, Nailda Marinho da Costa
    20-41
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5986
  • “O FEMINISMO TRANSBORDA”: DOCÊNCIA, PRODUÇÃO ESCRITA E ATUAÇÃO POLÍTICA DE AUREA CORRÊA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

    Irma Rizzini, Alessandra Frota Martinez de Schueler
    42-65
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5987
  • “UM MANIFESTO À MULHER BRASILEIRA”: GRUPO FEMININO DE ESTUDOS SOCIAIS E ATUAÇÃO DAS MULHERES NA IMPRENSA

    Marcelo Gomes da Silva, Claudia Alves
    66-87
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5989
  • ARACY CÔRTES E AS EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS DIFUSAS NOS PALCOS AMADORES DO RIO DE JANEIRO (1900-1920)

    Rebeca Natacha de Oliveira Pinto
    88-111
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5990
  • EM RESGATE DA HONRA, DOS VALORES FAMILIARES E DO FORTALECIMENTO DA NAÇÃO: LIGA DA DEFESA NACIONAL

    Cíntia Borges de Almeida, Márcia Cabral da Silva
    112-139
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5991
  • AS IRMÃS PAULINAS E UM PROJETO EDUCATIVO PELAS MÍDIAS

    Evelyn de Almeida Orlando, Karolyne Amancio de Paula
    140-158
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5992
  • DE REGRAS E SENTIMENTOS: DISCURSOS CIVILIZATÓRIOS NA SÉRIE DE LEITURA PEDRINHO E NA REVISTA PAIS & FILHOS

    Liana Pereira Borba dos Santos, Maria Teresa Santos Cunha
    159-180
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5994
  • A PESQUISA SOBRE A EDUCAÇÃO FLUMINENSE E A DEFESA DA DEMOCRATIZAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA (1953-1955)

    Amália Dias, Ana Paula da Silva Esteves
    181-198
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5996
  • POSTS NA PÁGINA DO DOM BOSCO RONDONIENSE: HISTÓRIAS ESCOLARES NO FACEBOOK

    Robson Fonseca Simões
    199-218
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5997
  • EL PROCESO DE NACIONALIZACIÓN DEL MOVIMIENTO ESTUDIANTIL ARGENTINO (1955 – 1970)

    Martin Aveiro, Roberto Grabois
    219-242
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5998
  • O LUGAR E O ESTATUTO DA CRIANÇA ATRAVÉS DO PERIÓDICO “CADERNOS DE EDUCAÇÃO DE INFÂNCIA”

    Helder Henriques, Amélia Marchão
    243-264
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5999

Artigos

  • THE EVALUATION AND REGULATION OF FOR-PROFIT HIGHER EDUCATION IN BRAZIL: IMPLICATIONS FOR SINAES

    Robert Evan Verhine, Lys Maria Vinhaes Dantas
    265-282
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6001
  • RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO SOBRE O FUTURE-SE

    Jonas Tarcísio Reis, Jorge Luiz Ayres Gonzaga, Maria Raquel Caetano
    283-305
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6009
  • BLENDED LEARNING, INNOVATIVE PATTERN IN TEACHERS PROFESSIONAL DEVELOPMENT IN EDUCATIONAL SYSTEM OF IRAN

    Mahboubeh Fannakhosrow, Soolmaz Nourabadi
    306-322
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6010
  • EDUCATION IN AZERBAIJAN AS AN OBJECT OF STUDY IN LITERATURE

    Ziyaddin Maharramov
    323-337
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6011
  • A BNCC NA CONTRAMÃO DAS DEMANDAS SOCIAIS: PLANEJAMENTO COM E PLANEJAMENTO PARA

    Rafael Marques Gonçalves, Tânia Mara Rezende Machado, Maria José Nascimento Correia
    338-351
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6012
  • O QUE SERÃO OS THAM’S? AVALIAR/INTERVIR A CONSCIÊNCIA METALINGUÍSTICA

    Ana Paula Mendes Correia Couceiro Figueira, Maria Antonieta Pinto
    352-364
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6013
  • THE FACTORS CREATING STRESS IN STUDENTS AND THE WAYS OF ERADICATING THEM

    Elnara Shafiyeva, Mushfig Mustafayev, Kamila Kazimova, Yamen Valiyeva, Nigar Nasirova
    365-385
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6014
  • LAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA SOBRE ARGUMENTAÇÕES E PROVAS

    Marta Élid Amorim, Ruy César Pietropaolo, Arthur Belford Powell, Angélica da Fontoura Garcia Silva
    386-401
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6016
  • MODELLING THE CONSTRUCT OF BURNOUT PREVENTION: THE CASE OF SUPERVISORS’ PERCEPTIONS

    Farzaneh Sabokrouh, Seyyed Ayatollah Razmjoo, Farzaneh Dehghan
    402-420
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6017
  • SABERES EXPERIENCIAIS: REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

    Venâncio Bonfim-Silva, Edinaldo Medeiros Carmo
    421-440
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6018
  • POLÍTICAS EDUCATIVAS E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NO ENSINO NÃO- SUPERIOR PORTUGUÊS

    Pedro Ribeiro Mucharreira, Marina Godinho Antunes, Belmiro Gil Cabrito, Luísa Cerdeira
    441-460
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6020
  • DETERMINANTES SOCIAIS E POLÍTICOS DA REGULAMENTAÇÃO E FOMENTO DE CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA NO BRASIL

    José dos Santos Souza, Célia Cristina P. S. Veiga
    461-482
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6021
  • A NARRATIVA DO COMBATE À CORRUPÇÃO INTERPRETADA NOS TEXTOS DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

    Valdimir Pereira Reis, Maria Aparecida Antunes Moreira, Etelvina de Queiroz Santos
    483-501
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6022
  • READINESS OF FUTURE TEACHERS FOR INTEGRATED TEACHING OF EDUCATIONAL SUBJECTS IN FOREIGN LANGUAGE

    Aryna Frumkina, Mariia Diachenko, Yuriy Polyezhayev, Nataliia Savina, Farshid Hadi
    502-514
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6023