AS IRMÃS PAULINAS E UM PROJETO EDUCATIVO PELAS MÍDIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5992

Palavras-chave:

Educação, Irmãs Paulinas, Mídias

Resumo

O presente artigo propõe apresentar a congregação das Irmãs Paulinas, cujo carisma é a evangelização pelos meios de comunicação. Ao utilizar as mídias: periódicos, rádio, setor musical, televisão, formação bíblica e comunicação, promoção de cursos e formação acadêmica para a comunicação, a congregação visa a disseminação de valores religiosos como fundamento para a promoção social dos cidadãos. Os pressupostos teóricos utilizados estão assentados, privilegiadamente, nos autores Soares (2014), Puntel (2008), Sbardelotto (2017) e Corazza (2015). Metodologicamente, buscamos olhar esses suportes, ofertados pelo Serviço à Pastoral da Comunicação- SEPAC, como instrumentos pedagógicos. Tais instrumentos se constituem como parte de um projeto de educação da sociedade e se inserem em uma proposta maior da Igreja, de evangelização, atendendo ao decreto Inter Mirifica (1963) que orientava a adesão aos meios de comunicação, com objetivo educacional, para além dos espaços escolares, tendo em vista o seu potencial formativo.

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Biografia do Autor

Evelyn de Almeida Orlando, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Brasil

Professora da Escola de Educação e Humanidades e do Programa de Pós- -Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com bolsa sanduíche na Universidade de Lisboa. Mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: histórias e políticas e membro do Grupo de Pesquisa História e Memória da Educação Brasileira. Desenvolve pesquisas na área de História da Educação com ênfase na relação entre educação, religião e cultura, privilegiando os seguintes temas: Igreja Católica, intelectuais, impressos pedagógicos, práticas educativas, gênero.

Karolyne Amancio de Paula, Rede Municipal de Educação de São José dos Pinhais - Brasil

Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da linha de pesquisa “História e Políticas da Educação”. Especialista em Alfabetização e Letramento pela Uninter. Professora da Rede Municipal de Educação de São José dos Pinhais. Integrante do Grupo de Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro: histórias e políticas. Desenvolve pesquisa sobre História da Educação, imprensa periódica educacional, pedagogia católica e educação das famílias.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

ORLANDO, E. de A.; DE PAULA, K. A. AS IRMÃS PAULINAS E UM PROJETO EDUCATIVO PELAS MÍDIAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 38, p. 140-158, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i38.5992. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5992. Acesso em: 22 dez. 2024.