AS IRMÃS PAULINAS E UM PROJETO EDUCATIVO PELAS MÍDIAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.5992Palavras-chave:
Educação, Irmãs Paulinas, MídiasResumo
O presente artigo propõe apresentar a congregação das Irmãs Paulinas, cujo carisma é a evangelização pelos meios de comunicação. Ao utilizar as mídias: periódicos, rádio, setor musical, televisão, formação bíblica e comunicação, promoção de cursos e formação acadêmica para a comunicação, a congregação visa a disseminação de valores religiosos como fundamento para a promoção social dos cidadãos. Os pressupostos teóricos utilizados estão assentados, privilegiadamente, nos autores Soares (2014), Puntel (2008), Sbardelotto (2017) e Corazza (2015). Metodologicamente, buscamos olhar esses suportes, ofertados pelo Serviço à Pastoral da Comunicação- SEPAC, como instrumentos pedagógicos. Tais instrumentos se constituem como parte de um projeto de educação da sociedade e se inserem em uma proposta maior da Igreja, de evangelização, atendendo ao decreto Inter Mirifica (1963) que orientava a adesão aos meios de comunicação, com objetivo educacional, para além dos espaços escolares, tendo em vista o seu potencial formativo.
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