Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e sua implicação para o trabalho docente

Autores

  • Carina Aguiar
  • Marcia de Souza Habold

Palavras-chave:

Formação continuada de professor, Anos iniciais do ensino fundamental, Trabalho Docente, Desenvolvimento profissional do professor

Resumo

O presente artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa referente as ações de formação continuada para os docentes que trabalham nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de uma cidade da região sul do Brasil. O objetivo central é conhecer as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as características mais importantes que um curso de formação continuada deveria contemplar. Fundamentaram teoricamente os dados Imbernón (2009), Gatti (2009), Romanowski (2010) e Formosinho (2009). Entende-se a formação continuada como um processo contínuo de mudança e ressignificação, e não mais como um acúmulo de conhecimento por meio de palestras e cursos. A pesquisa desenvolvida é do tipo survey e o questionário foi o instrumento de coleta de dados. Responderam ao instrumento de pesquisa, 140 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concursados, formados em pedagogia e com 40 horas de contrato de trabalho. Os resultados apontaram que as características que mais se sobressaem são o enfoque nas práticas pedagógicas e o envolvimento e participação do professor nessa formação. Assim, percebe-se o anseio dos docentes para serem ouvidos, e que seus conhecimentos e experiências vividas no cotidiano escolar sejam levadas em consideração na hora de planejar as ações de formação continuada. Os dados mostram que a Secretaria de Educação poderia se beneficiar com as ideias, opiniões e sugestões dos professores, caso os ouvisse sobre suas necessidades formativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

AGUIAR, C.; HABOLD, M. de S. Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e sua implicação para o trabalho docente. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 219-235, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/809. Acesso em: 23 jan. 2025.