Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e sua implicação para o trabalho docente
Palavras-chave:
Formação continuada de professor, Anos iniciais do ensino fundamental, Trabalho Docente, Desenvolvimento profissional do professorResumo
O presente artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa referente as ações de formação continuada para os docentes que trabalham nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de uma cidade da região sul do Brasil. O objetivo central é conhecer as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as características mais importantes que um curso de formação continuada deveria contemplar. Fundamentaram teoricamente os dados Imbernón (2009), Gatti (2009), Romanowski (2010) e Formosinho (2009). Entende-se a formação continuada como um processo contínuo de mudança e ressignificação, e não mais como um acúmulo de conhecimento por meio de palestras e cursos. A pesquisa desenvolvida é do tipo survey e o questionário foi o instrumento de coleta de dados. Responderam ao instrumento de pesquisa, 140 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concursados, formados em pedagogia e com 40 horas de contrato de trabalho. Os resultados apontaram que as características que mais se sobressaem são o enfoque nas práticas pedagógicas e o envolvimento e participação do professor nessa formação. Assim, percebe-se o anseio dos docentes para serem ouvidos, e que seus conhecimentos e experiências vividas no cotidiano escolar sejam levadas em consideração na hora de planejar as ações de formação continuada. Os dados mostram que a Secretaria de Educação poderia se beneficiar com as ideias, opiniões e sugestões dos professores, caso os ouvisse sobre suas necessidades formativas.
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