Formação continuada dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental e sua implicação para o trabalho docente
Keywords:
Formação continuada de professor, Anos iniciais do ensino fundamental, Trabalho Docente, Desenvolvimento profissional do professorAbstract
O presente artigo apresenta dados parciais de uma pesquisa referente as ações de formação continuada para os docentes que trabalham nos anos iniciais da Rede Municipal de Ensino de uma cidade da região sul do Brasil. O objetivo central é conhecer as percepções dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental sobre as características mais importantes que um curso de formação continuada deveria contemplar. Fundamentaram teoricamente os dados Imbernón (2009), Gatti (2009), Romanowski (2010) e Formosinho (2009). Entende-se a formação continuada como um processo contínuo de mudança e ressignificação, e não mais como um acúmulo de conhecimento por meio de palestras e cursos. A pesquisa desenvolvida é do tipo survey e o questionário foi o instrumento de coleta de dados. Responderam ao instrumento de pesquisa, 140 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, concursados, formados em pedagogia e com 40 horas de contrato de trabalho. Os resultados apontaram que as características que mais se sobressaem são o enfoque nas práticas pedagógicas e o envolvimento e participação do professor nessa formação. Assim, percebe-se o anseio dos docentes para serem ouvidos, e que seus conhecimentos e experiências vividas no cotidiano escolar sejam levadas em consideração na hora de planejar as ações de formação continuada. Os dados mostram que a Secretaria de Educação poderia se beneficiar com as ideias, opiniões e sugestões dos professores, caso os ouvisse sobre suas necessidades formativas.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Práxis Educacional
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.