Transgressão e mudança de um currículo inexistente para ensino de línguas adicionais para crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.8608

Palavras-chave:

Línguas Adicionais, Crianças, Currículo

Resumo

O presente texto tem como objetivo principal refletir sobre a elaboração de diretrizes para o ensino de línguas adicionais nos primeiros anos do ensino fundamental brasileiro. Atualmente diretrizes nacionais consolidadas para o ensino de outras línguas existem a partir do 6º ano do ensino fundamental. A principal atenção nas reflexões aqui trazidas pontua a necessidade de pensar em currículos, conteúdos programáticos e diretrizes que se baseiam nos princípios da responsabilidade linguísticas e pedagógica. Para tanto, utilizo pressupostos teóricos da obra Pedagogia do Oprimido, de Freire para embasar que a elaboração de qualquer direcionamento em âmbito educacional deve garantir a equidade de oportunidades. Diminuindo assim, as possibilidades de relações opressivas que anulam posicionamentos, visões e ações dentro das escolas. Abordo a associação entre linguagem e pertencimento ao mundo como prescrição à consideração das diversidades e compreensão do que é diferente, atribuindo ao currículo escolar a responsabilidade de discorrer sobre o direito à todos de aprender em situações contextualizadas.

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Biografia do Autor

Mariana Guedes Seccato, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Pós-doutoranda em Estudos da Linguagem – UEL; Professora de Língua Inglesa no Colégio Celtas de Votuporanga – SP; Membro do Grupo de Pesquisa FELICE: Formação de Professores e ensino de línguas para crianças; Membro do Grupo de Pesquisa GIEL: Grupo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem.

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Publicado

2021-08-31

Como Citar

SECCATO, M. G. Transgressão e mudança de um currículo inexistente para ensino de línguas adicionais para crianças . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 47, p. 103-120, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i47.8608. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8608. Acesso em: 20 abr. 2024.

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