Racismo institucional, branquitude e gestão reativa seletiva: desafios para a implementação de ambiente universitário afirmativo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.12047

Palavras-chave:

estudantes negros/as, racismo institucional, branquitude, gestão reativa seletiva, colonialidade de poder/saber

Resumo

Os/as estudantes de camadas populares e negros/as ingressantes nas universidades públicas no contexto das políticas afirmativas vêm desempenhando um papel fundamental para a transformação destas instituições, uma vez que indagam os perfis social e étnico-racial do corpo discente, a organização institucional e, principalmente, as matrizes curriculares. E como a gestão universitária tem atuado para garantir os direitos educacionais plenos a esses públicos? Este artigo objetiva analisar como o racismo institucional e a branquitude identificados em discursos de gestores e gestoras de uma universidade federal favorecem um modelo de gestão que reage seletivamente às exigências legais e às demandas apresentadas pelos estudantes negros e negras, mantêm a colonialidade de poder/saber e dificultam a efetivação de um ambiente universitário afirmativo, o qual transcende as políticas de acesso.

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Biografia do Autor

Yone Maria Gonzaga, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG; Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional Educação e Docência da Faculdade de Educação da UFMG, Membro do Grupo de Pesquisa CNPq Infâncias e Educação: concepções e práticas no ensino fundamental de Tempo Integral. Contribuição de autoria: autora.

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Publicado

2023-02-03

Como Citar

GONZAGA, Y. M. Racismo institucional, branquitude e gestão reativa seletiva: desafios para a implementação de ambiente universitário afirmativo . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e12047, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.12047. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12047. Acesso em: 16 abr. 2024.