ESTUDOS COMPARADOS: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO ESTADO DA BAHIA (BRASIL) E NA REGIÃO DE VALPARAÍSO (CHILE)

Autores

  • Adenilson Souza Cunha Júnior Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
  • Leôncio José Gomes Soares Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2927

Palavras-chave:

Palavras-chave: Estudos comparados. Educação de pessoas jovens e adultas. Formação de professores

Resumo

A partir da pesquisa que investigou a formação acadêmico-profissional de professores para a Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EPJA) nas Instituições de Ensino Superior (IES) localizadas no Estado da Bahia, Brasil e na Região de Valparaíso, Chile, apresentamos nesse trabalho uma visão descritiva operacional sobre os estudos comparados em educação como instrumento analítico-metodológico para compreensão das realidades nacionais dos países. Para propor uma discussão sobre os estudos comparados, dividimos inicialmente o texto em duas partes: na primeira, nos atemos a realizar uma breve discussão sobre a educação comparada e na segunda a descrição metodológica desenvolvida na pesquisa. Por fim, apresentamos parte do estudo comparado do processo de formação de professores para atuar na EPJA nos dois países.

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Biografia do Autor

Adenilson Souza Cunha Júnior, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil

 

 

 

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Publicado

2018-03-06

Como Citar

CUNHA JÚNIOR, A. S.; SOARES, L. J. G. ESTUDOS COMPARADOS: NOTAS SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS NO ESTADO DA BAHIA (BRASIL) E NA REGIÃO DE VALPARAÍSO (CHILE). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2927. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2927. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos