GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO:
SOBRE A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (1996-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2930Keywords:
Palavras-chave: Gestão democrática. Ensino público. Educação básica.Abstract
O artigo tem por objetivo caracterizar a produção científica sobre gestão democrática do ensino público na educação básica, constante em periódicos nacionais da área da Educação, datada de 1996 a 2015. Filiada a um projeto de pesquisa em rede nacional que investiga bases normativas e condições político-institucionais da gestão democrática do ensino público em sistemas municipais de ensino de diferentes estados do país, firmadas a partir da publicação da atual Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a investigação da qual resulta o trabalho foi operada por meio de levantamento junto à base de dados Qualis Periódicos da área da Educação. Submetidos à análise quanti-qualitativa, os resultados permitem verificar um impulso no número de publicações sobre o tema, embora com acentuadas diferenças regionais, prevalecendo abordagens do tema na sua interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de práticas de democratização da gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das publicações no período enfocado sugerem uma progressiva projeção do tema da gestão democrática do ensino público na educação básica, constatada a existência de possibilidades em aberto, demarcadas pelo rol de periódicos nacionais ainda disponíveis ao acolhimento de trabalhos sobre o tema.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.