GESTÃO DEMOCRÁTICA DO ENSINO PÚBLICO:
SOBRE A PRODUÇÃO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DA EDUCAÇÃO (1996-2015)
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2930Palabras clave:
Palavras-chave: Gestão democrática. Ensino público. Educação básica.Resumen
O artigo tem por objetivo caracterizar a produção científica sobre gestão democrática do ensino público na educação básica, constante em periódicos nacionais da área da Educação, datada de 1996 a 2015. Filiada a um projeto de pesquisa em rede nacional que investiga bases normativas e condições político-institucionais da gestão democrática do ensino público em sistemas municipais de ensino de diferentes estados do país, firmadas a partir da publicação da atual Lei de diretrizes e bases da educação nacional, a investigação da qual resulta o trabalho foi operada por meio de levantamento junto à base de dados Qualis Periódicos da área da Educação. Submetidos à análise quanti-qualitativa, os resultados permitem verificar um impulso no número de publicações sobre o tema, embora com acentuadas diferenças regionais, prevalecendo abordagens do tema na sua interface com as políticas educacionais e em experiências concretas de práticas de democratização da gestão. Conclui que a dinâmica e o perfil das publicações no período enfocado sugerem uma progressiva projeção do tema da gestão democrática do ensino público na educação básica, constatada a existência de possibilidades em aberto, demarcadas pelo rol de periódicos nacionais ainda disponíveis ao acolhimento de trabalhos sobre o tema.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.