JUVENTUDE NEGRA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA RESILIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4099Abstract
O presente artigo toma o conceito de resiliência com vistas a uma melhor compreensão acerca do fenômeno de juvenização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do protagonismo de seus sujeitos, os/as jovens negros/as. Os jovens de modo geral e, em especial a juventude negra não tem recebido um olhar positivo que os enxerguem enquanto sujeitos históricos, seres de possibilidade e ação. Frente a este fato, nossos argumentos buscam trazer à luz a capacidade de resiliência presente em muitos destes jovens tendo em vista diferentes elementos estressores presentes em seu cotidiano. Enquanto protagonistas do rejuvenescimento da EJA, os jovens negros foram, durante toda a pesquisa, reconhecidos a partir de suas potencialidades. Para se compreender a relevância do presente estudo no âmbito da EJA, faz-se necessário reconhecer que as desigualdades que perpassam nossa sociedade
carregam as marcas do pertencimento étnico-racial dos sujeitos, para além e em detrimento de sua condição econômica. Requer, ainda, um exercício de flexibilidade, para se aproximar e compreender as diversas formas de ser jovem. Sabemos que trajetórias de escolarização de estudantes da EJA não é
um objeto inédito no campo das pesquisas acadêmicas. Mas, ao tomar o conceito de resiliência na problematização sobre juventude negra na EJA, constrói-se a abordagem com uma aproximação teórica que reconhece e valoriza a experiência de vida e trajetória escolar de pessoas jovens negras, agentes de sua educação.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.