JUVENTUDE NEGRA E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): REFLEXÕES NA PERSPECTIVA DA TEORIA DA RESILIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4099Resumen
O presente artigo toma o conceito de resiliência com vistas a uma melhor compreensão acerca do fenômeno de juvenização da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do protagonismo de seus sujeitos, os/as jovens negros/as. Os jovens de modo geral e, em especial a juventude negra não tem recebido um olhar positivo que os enxerguem enquanto sujeitos históricos, seres de possibilidade e ação. Frente a este fato, nossos argumentos buscam trazer à luz a capacidade de resiliência presente em muitos destes jovens tendo em vista diferentes elementos estressores presentes em seu cotidiano. Enquanto protagonistas do rejuvenescimento da EJA, os jovens negros foram, durante toda a pesquisa, reconhecidos a partir de suas potencialidades. Para se compreender a relevância do presente estudo no âmbito da EJA, faz-se necessário reconhecer que as desigualdades que perpassam nossa sociedade
carregam as marcas do pertencimento étnico-racial dos sujeitos, para além e em detrimento de sua condição econômica. Requer, ainda, um exercício de flexibilidade, para se aproximar e compreender as diversas formas de ser jovem. Sabemos que trajetórias de escolarização de estudantes da EJA não é
um objeto inédito no campo das pesquisas acadêmicas. Mas, ao tomar o conceito de resiliência na problematização sobre juventude negra na EJA, constrói-se a abordagem com uma aproximação teórica que reconhece e valoriza a experiência de vida e trajetória escolar de pessoas jovens negras, agentes de sua educação.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.