FORMAÇÃO ACADÊMICA E INFLUÊNCIA DOS PROFESSORES NOS PROJETOS PROFISSIONAIS DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i31.4681Abstract
Buscamos conhecer, sob a perspectiva de estudantes universitários, os pontos positivos e negativos da formação acadêmica e discutir, nas perspectivas da moral e da ética, sobre a influência dos professores nos projetos profissionais dos estudantes. Entrevistamos, utilizando o método clínico de Piaget, 51 universitários da área da saúde da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), campus Petrolina. De forma geral, os participantes identificam mais pontos positivos do
que pontos negativos na formação acadêmica. Além disso, constatamos que aspectos relacionados aos
professores, ao relacionamento entre os alunos, à cultura da universidade, dentre outros, são identificados tanto como ponto positivo como ponto negativo. A maioria dos participantes considera que os professores influenciam seus projetos de vida profissional, e de forma positiva. No entanto, embora em baixa frequência, é importante considerar as respostas dos participantes que afirmam que seus projetos não são influenciados pelos professores e, principalmente, aquela que sinaliza que os professores influenciam de maneira negativa. Esperamos que os dados encontrados em nossa pesquisa instiguem trabalhos de intervenção no contexto universitário, proporcionando reflexões a respeito dos princípios que devem nortear um ensino comprometido com a ética e a transformação social.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.