TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5063Keywords:
Licenciatura em ciências biológicas, Ontologia do ser social, Trabalho docente.Abstract
O estudo, do tipo Estado da Questão (EQ), objetivou identificar pesquisas que discutam o trabalho docente na Licenciatura em Ciências Biológicas, na perspectiva da Ontologia do Ser Social, ou ontologia marxiano-lukacsiana. Compõe um momento investigativo da pesquisa de doutoramento em desenvolvimento no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE – UECE), intitulada “Trabalho Docente na Licenciatura em Ciências Biológicas: uma análise na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana”. Foram analisadas produções localizadas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), no Portal.Periódicos.CAPES (Base Scielo), nos Anais da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e no Banco de Teses e Dissertações do PPGE - UECE. O EQ revelou que o trabalho docente tem se constituído como objeto de investigação sob diversos enfoques e compreendido a partir de variados percursos metodológicos. Contudo, não foram encontradas investigações que o abordassem como um complexo que tem sua gênese no trabalho (transformação da natureza pelo homem), ato fundante do ser social, mediação entre o indivíduo e o gênero humano, nem, ainda, investigado a partir do Materialismo Histórico Dialético. Tal achado sinaliza uma lacuna no campo das investigações sobre o trabalho docente na licenciatura em questão e a possibilidade de nossa pesquisa contribuir para ampliar o debate no campo acadêmico-científico no tocante ao trabalho dos professores formadores nas licenciaturas e, no caso específico da tese em andamento, da formação de professores de Ciências e Biologia para a Educação Básica.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.