Reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar: práticas necessárias e urgentes
Keywords:
Avaliação escolar, Escola cidadã, Perspectiva dialógicaAbstract
O presente artigo traz reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar no Brasil, buscando compreender as nuanças que caracterizam os processos avaliativos, bem como suas implicações para a construção de uma escola cidadã pautada no respeito e na ética. A abordagem metodológica utilizada, até o momento, fundamenta-se na análise e interpretação da literatura sobre o assunto, por meio de uma abordagem dialética, aprofundando aspectos teóricoconceituais necessários à compreensão das dimensões dos processos avaliativos educacionais. Os resultados parciais permitem inferir que a avaliação escolar tem um papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, já que implica contradições que podem comprometer o desenvolvimento cognitivo do educando. Assim, este trabalho propõe-se a desenvolver as idéias de autores que abordam a temática numa perspectiva dialógica e emancipatória como contribuição para desenvolver o pensar pautado na ação-reflexão-ação.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.