Reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar: práticas necessárias e urgentes
Palabras clave:
Avaliação escolar, Escola cidadã, Perspectiva dialógicaResumen
O presente artigo traz reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar no Brasil, buscando compreender as nuanças que caracterizam os processos avaliativos, bem como suas implicações para a construção de uma escola cidadã pautada no respeito e na ética. A abordagem metodológica utilizada, até o momento, fundamenta-se na análise e interpretação da literatura sobre o assunto, por meio de uma abordagem dialética, aprofundando aspectos teóricoconceituais necessários à compreensão das dimensões dos processos avaliativos educacionais. Os resultados parciais permitem inferir que a avaliação escolar tem um papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, já que implica contradições que podem comprometer o desenvolvimento cognitivo do educando. Assim, este trabalho propõe-se a desenvolver as idéias de autores que abordam a temática numa perspectiva dialógica e emancipatória como contribuição para desenvolver o pensar pautado na ação-reflexão-ação.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.