Reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar: práticas necessárias e urgentes
Palavras-chave:
Avaliação escolar, Escola cidadã, Perspectiva dialógicaResumo
O presente artigo traz reflexões sobre a avaliação do aprendizado escolar no Brasil, buscando compreender as nuanças que caracterizam os processos avaliativos, bem como suas implicações para a construção de uma escola cidadã pautada no respeito e na ética. A abordagem metodológica utilizada, até o momento, fundamenta-se na análise e interpretação da literatura sobre o assunto, por meio de uma abordagem dialética, aprofundando aspectos teóricoconceituais necessários à compreensão das dimensões dos processos avaliativos educacionais. Os resultados parciais permitem inferir que a avaliação escolar tem um papel relevante no processo de ensino e aprendizagem, já que implica contradições que podem comprometer o desenvolvimento cognitivo do educando. Assim, este trabalho propõe-se a desenvolver as idéias de autores que abordam a temática numa perspectiva dialógica e emancipatória como contribuição para desenvolver o pensar pautado na ação-reflexão-ação.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.