Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo
Keywords:
Escola, Família (Pais), Alunos, Comunicação, ConcepçõesAbstract
O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.