Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo

Autores/as

  • Ana Paula Couceiro Figueira
  • Cátia Isabel Neves Rodrigues

Palabras clave:

Escola, Família (Pais), Alunos, Comunicação, Concepções

Resumen

O presente artigo pretende sistematizar os resultados de umainvestigação cujo principal propósito a apresentar é a análise comparativa das concepções de pais, professores e alunos, sobre as funções da escola, a educação e o ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico, procurando perceber o grau de (in)congruência entre elas. Os grupos sob análise, alunos (N=60), pais (N=60) e professores (N=60), foram observados nas dimensões: Funções da escola; Envolvimento parental nas questões da escola; Comunicação famíliaescola e Prolongamento do horário. Foram utilizados, como instrumento de recolha de dados, as narrativas, por entrevista e por produção escrita. Os dados foram lidos, basicamente e fundamentalmente, através da análise de conteúdo e da análise de correspondência múltipla – procedimento HOMALS.Através deste procedimento, foram analisados os perfis das três amostras e as correspondências entre os mesmos. Os perfis encontrados sugerem um elevado grau de congruência entre as dimensões analisadas.Palavras-chave: Escola. Família (Pais). Alunos. Comunicação. Concepções.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2011-07-21

Cómo citar

COUCEIRO FIGUEIRA, A. P.; NEVES RODRIGUES, C. I. Funções da escola: concepções dos pais, professores e alunos - estudo comparativo. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 7, n. 10, p. 107-131, 2011. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/654. Acesso em: 22 nov. 2024.