Práticas de leituras na educação infantil: ênfase no trabalho do educador
Keywords:
Espaços Sociais, Infância, Leituras, Trabalho DocenteAbstract
O presente artigo objetiva investigar práticas pedagógicas de educadores que atuam na educação infantil, em se tratando de seu trabalho com a leitura. Para tanto, esse estudo se apoia em pesquisas acadêmicas que contemplam discussões sobre leituras na infância e práticas pedagógicas e na pesquisa de campo desenvolvida em uma instituição pública municipal de educação infantil, localizada no estado de São Paulo. Foram realizadas, no contexto das investigações, entrevistas com seis educadoras que atuam com crianças de quatro e cinco anos de idade. A pesquisa realizada revela um conjunto substancioso de informações sobre como as educadoras caracterizam a leitura na infância, a forma como são trabalhadas as atividades de leitura e os gêneros textuais que são contemplados em seu trabalho pedagógico. Também foram enfatizadas discussões sobre a necessidade das leituras cotidianas, vivenciadas pelas crianças em diferentes contextos sociais, serem abordadas no trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Verificou-se que a escola pesquisada apresenta um papel significativo no que diz respeito ao incentivo a práticas de leituras pelas crianças, mas que se restringe à literatura infantil. Todavia, é fundamental a ampliação de tais práticas para outros gêneros textuais. Também as ações pedagógicas docentes devem estar embasadas no reconhecimento e na valorização das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças em diferentes espaços e que não se limitam ao universo escolar.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2012 Práxis Educacional

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.