Práticas de leituras na educação infantil: ênfase no trabalho do educador

Autores

  • Maria Betanea Platzer
  • Arnaldo Dias Mariz

Palavras-chave:

Espaços Sociais, Infância, Leituras, Trabalho Docente

Resumo

O presente artigo objetiva investigar práticas pedagógicas de educadores que atuam na educação infantil, em se tratando de seu trabalho com a leitura. Para tanto, esse estudo se apoia em pesquisas acadêmicas que contemplam discussões sobre leituras na infância e práticas pedagógicas e na pesquisa de campo desenvolvida em uma instituição pública municipal de educação infantil, localizada no estado de São Paulo. Foram realizadas, no contexto das investigações, entrevistas com seis educadoras que atuam com crianças de quatro e cinco anos de idade. A pesquisa realizada revela um conjunto substancioso de informações sobre como as educadoras caracterizam a leitura na infância, a forma como são trabalhadas as atividades de leitura e os gêneros textuais que são contemplados em seu trabalho pedagógico. Também foram enfatizadas discussões sobre a necessidade das leituras cotidianas, vivenciadas pelas crianças em diferentes contextos sociais, serem abordadas no trabalho pedagógico desenvolvido na escola. Verificou-se que a escola pesquisada apresenta um papel significativo no que diz respeito ao incentivo a práticas de leituras pelas crianças, mas que se restringe à literatura infantil. Todavia, é fundamental a ampliação de tais práticas para outros gêneros textuais. Também as ações pedagógicas docentes devem estar embasadas no reconhecimento e na valorização das práticas de leitura vivenciadas pelas crianças em diferentes espaços e que não se limitam ao universo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-03-08

Como Citar

PLATZER, M. B.; MARIZ, A. D. Práticas de leituras na educação infantil: ênfase no trabalho do educador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 8, n. 12, p. 115-128, 2012. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/690. Acesso em: 26 fev. 2025.

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)