As tendências pedagógicas/ comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo
Keywords:
Docência online, Tendências pedagógico/comunicacionais, Educação onlineAbstract
Este texto apresenta resultados de pesquisa sobre as tendências pedagógicas e comunicacionais e debate sobre as tendências dos aspectos pedagógicos e comunicacionais da docência online no mundo contemporâneo,assim não tem como foco apresentar respostas ou soluções teóricas e práticas, mas de anunciar/denunciar algumas marcas do tema no contexto atual. Começa por uma análise do contexto da educação online, apresentando as tendências de credenciamento de cursos online, de modelos pedagógicos dos cursos advindos dessa modalidade, assim como objetiva algumas tendências pedagógico/comunicacionais da docência online nesse contexto. Conclui que, apesar dos entornos progressistas da modalidade de ensino e aprendizagema distância, os cursos online apresentam alguns entraves que são visíveis no processo de desenvolvimento, dentre eles: a) a evasão dos alunos é algo que precisa de considerável atenção, pois os motivos são de diversas origens, comoproblemas financeiros, sobrecarga de atividades cotidianas, reconhecimento de que o curso apresenta demanda de atividades consideradas para aluno como superior ao esperado, dificuldade de familiaridade com o sistema tecnológico e a não compreensão do professor de que a atitude docente na modalidade adistância exige maior contato; b) falta de cumprimento dos prazos de realizaçãode atividades propostas para o aluno por um mau entendimento de que o fato de ser a distância é flexível no sentido de não ter prazo definido, dessemodo é vista de forma incorreta, como se não houvesse qualquer prazo; c) dificuldades financeiras, muitas vezes os alunos apresentam problemas inusitados que demandam um investimento também inusitado, prejudicando assim apermanência deles no curso; d) distorções pedagógicas, muitas experiências acreditam/refletem uma proposta de docência online ainda pautada nos moldes da educação bancária.Palavras–chave: Docência online. Tendências pedagógico/comunicacionais. Educação online.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.