Concepções docentes sobre as relações étnico-raciais em educação e a Lei 10.639/03
Keywords:
Relações étnico-raciais, Educação, CurrículoAbstract
O presente trabalho aborda a problemática dos conflitos étnico-raciais e a tensão entre igualdade e diferença nas subjetividades e nas concepções docentes diante da aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo do Ensino Básico. Com base nos referenciais teóricos de Boaventura de Souza Santos (1996 e 2006) sobre a pedagogia do conflito e a interculturalidade e de Candau (2001) sobre a perspectiva intercultural em educação, analisar-se-ão algumas concepções sobre relações étnico-raciais na educação e o estudo de história da África, expressas por docentes em debates e reflexões sobre a Lei 10.639/03, em diversos eventos ocorridos em escolas das redes pública sdo Rio de Janeiro entre 2004 e 2006.
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.