Concepções docentes sobre as relações étnico-raciais em educação e a Lei 10.639/03
Palabras clave:
Relações étnico-raciais, Educação, CurrículoResumen
O presente trabalho aborda a problemática dos conflitos étnico-raciais e a tensão entre igualdade e diferença nas subjetividades e nas concepções docentes diante da aplicação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais em Educação e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo do Ensino Básico. Com base nos referenciais teóricos de Boaventura de Souza Santos (1996 e 2006) sobre a pedagogia do conflito e a interculturalidade e de Candau (2001) sobre a perspectiva intercultural em educação, analisar-se-ão algumas concepções sobre relações étnico-raciais na educação e o estudo de história da África, expressas por docentes em debates e reflexões sobre a Lei 10.639/03, em diversos eventos ocorridos em escolas das redes pública sdo Rio de Janeiro entre 2004 e 2006.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.