Programa de consolidação das licenciaturas: um olhar a partir de competências e de conhecimentos de futuros professores de matemática
Keywords:
Formação inicial de professores de Matemática, Competências, ProdocênciaAbstract
O objetivo deste artigo é apresentar o resultado de uma investigação a respeito das competências desenvolvidas pelos futuros professores de Matemática durante a participação no Programa de Consolidação das Licenciaturas – Prodocência. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas de três egressos voluntários que participaram do Prodocência nos anos de 2011, 2012 e 2013. Constatou-se que esses entrevistados desenvolveram competências para realizar trabalho em equipe, competências concernentes ao conhecimento especializado para o ensino e competências relativas ao processo de investigação em Educação Matemática. Neste sentido, as competências apresentadas pelos sujeitos desta investigação apontam que o Prodocência, como política pública, pode fomentar propostas de inovação e favorecer a elevação da qualidade em cursos de formação inicial de professores de Matemática
Downloads
Metrics
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
You are free to:
Share - copy and redistribute the material in any medium or format; Adapt - remix, transform, and build from the material for any purpose, even commercially. This license is acceptable for Free Cultural Works. The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the terms of the license.
Under the following terms:
Attribution - You must appropriately give credit, provide a link to the license, and indicate if any changes have been made. You may do so in any reasonable way, but not in a way that suggests that you or your use is endorsed by the licensor.
There are no additional restrictions - You cannot apply legal terms or technological measures that legally restrict others to make any use permitted by the license.