Apontamentos para uma educação omnilateral em Marx e Engels

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.9034

Palavras-chave:

educação, Formação omnilateral, marxismo

Resumo

As análises das contribuições de Karl Marx e de Friedrich Engels para a educação e para a formação politécnica é o objetivo proposto neste trabalho. Nesse sentido, é consensual, entre diferentes pesquisadores marxistas da área de trabalho e educação, que o conceito de uma formação politécnica foi delineado originalmente por Marx. Fundamentados nos postulados metodológicos marxianos, entendemos que a educação e o ensino não podem ser desvinculados do modo de produção que os forjou. Assim, com a finalidade de alcançar os objetivos propostos, o artigo analisa as razões que impedem a emancipação dos trabalhadores no âmbito das relações capitalistas, considerando, nesse processo, os projetos educacionais do século XIX e a atualidade do princípio entre ensino e trabalho na educação. Por fim, concluímos que, historicamente, a proposta de formação politécnica de educação, segundo o pensamento marxiano, pode contribuir para a formação de uma postura crítica diante das relações capitalistas. Diante disso, cabe constatar que a educação, por si só, não é responsável pela superação do capitalismo. No entanto, é impossível pensar a revolução sem ela.

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Biografia do Autor

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutor em História e Filosofia da Educação pela Unicamp. Docente na UEM. Líder do Grupo de Pesquisa “Fundamentos Históricos da Educação” – UEM/CNPq. Contribuição de autoria: escrita e análise do texto final.

Ana Paula Aires Rodrigues, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutoranda em Educação pela UEM. Docente na Unespar – Campus de Campo Mourão. Contribuição de autoria: Levantamento de bibliografias, escrita e acompanhamento do texto.

Mônica Vasconcelo, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutoranda em Educação pela UEM. Bolsista da CAPES. Contribuição de autoria: Levantamento de bibliografias, escrita e acompanhamento do text.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

GOMES, M. A. de O.; RODRIGUES, A. P. A.; VASCONCELO, M. Apontamentos para uma educação omnilateral em Marx e Engels. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e9034, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.9034. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/9034. Acesso em: 18 abr. 2024.