Os saberes profissionais dos pedagogos e as tecnologias digitais na Universidade Federal de Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10649

Palavras-chave:

docência, formação profissional, pedagogia, tecnologia digital de informação e comunicação

Resumo

Este artigo tem por objetivo problematizar a construção dos saberes profissionais sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Sergipe. A partir de Tardif (2019) e compreendendo que o digital está inserido em todos os espaços da sociedade e, consequentemente na educação, investigar o itinerário formativo sobre TDIC dos docentes, discentes e dos egressos do curso torna-se essencial. Com isso, por meio de uma pesquisa qualitativa com viés exploratório, chega-se à consideração de que a apropriação das TDIC, intrínsecas à formação profissional do Pedagogo (universitária), não podem desprezar os saberes vivenciais ou experienciais, tendo em vista que a construção e mobilização dos saberes ocorrem no diálogo entre o Conhecimento Universitário, os Saberes Profissionais e os Saberes Docentes. Também foi possível perceber a emergente necessidade de políticas públicas para a integração das TDIC nos espaços formativos, para que os docentes e discentes possam diversificar as estratégias de ensino e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Alana Vasconcelos, Faculdade São Luís de França - Brasil

Alana Danielly Vasconcelos. Doutora em Educação pela UFS. Docente na Faculdade São Luis de França. Integrante do NUCA/UFS/CNPq. Contribuição de autoria: Estruturação do texto e análise dos dados. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9144930400445544.

Anne Alilma Silva Souza Ferrete, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Anne Alilma Silva Souza Ferrete. Doutora em Educação pela UFRN. Docente na UFS. Líder do NUCA/UFS/CNPq. Contribuição de autoria: orientação educacional, leitura e análise dos dados. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8406868281308231

Willian Lima Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Willian Lima Santos. Doutorando e Mestre em Educação pela UFS. Bolsista CAPES. Integrante do NUCA/UFS/CNPq. Contribuição de autoria: Leitura, análise dos dados e estruturação do texto. Lattes: http://lattes.cnpq.br/1934061899728968.

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Publicado

2022-06-09

Como Citar

VASCONCELOS, A.; FERRETE, A. A. S. S. .; SANTOS, W. L. . Os saberes profissionais dos pedagogos e as tecnologias digitais na Universidade Federal de Sergipe. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10649, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10649. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10649. Acesso em: 27 abr. 2024.