REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores/as

  • Nilma Margarida de Castro Crusoé Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
  • Laís dos Santos Sampaio Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Brasil
  • Lícia de Souza Leão Maia Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i27.2923

Palabras clave:

Palavras-chave: Conceito de tempo. Ensino Fundamental I. Representação Social.

Resumen

Esse artigo tem como objetivo apresentarresultados de pesquisa sobre as representações sociais do conceito de tempo, por professores do primeiro ano do Ensino Fundamental I, de uma cidade do interior da Bahia. Foi utilizada, como aporte teórico metodológico, a Teoria das Representações Sociais, por entendermos que a forma como as professoras representam o conceito de tempo guiam a ação delas, junto às crianças, na sala de aula. Participaram do estudo quarenta e cinco professoras do primeiro ano do ensino fundamental I. Os dados foram coletados pelo Questionário de Associação Livre (Q.A.L.). Os resultados apontaram representações próximas das dimensões religiosa e econômica, evidenciando-se a presença de um conhecimento de senso comum, próximo da realidade das professoras e a ausência de conhecimento cientifico piagetiano, acerca da construção da noção de tempo, pela criança.

 

 

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Biografía del autor/a

Lícia de Souza Leão Maia, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicado

2018-03-06

Cómo citar

CRUSOÉ, N. M. de C.; SAMPAIO, L. dos S.; LEÃO MAIA, L. de S. REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO CONCEITO DE TEMPO POR PROFESSORES DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 27, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i27.2923. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/2923. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos