UMA LEITURA DE ADORNO HOJE:
EDUCAR APÓS AUSCHWITZ
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i28.3460Palabras clave:
Lei da Mordaça., Halbbildung., Barbárie.Resumen
O presente artigo tem como objetivo correlacionar a “Lei da mordaça” à categoria adorniana de semiformação, no que versa sobre uma educação voltada para a emancipação e compreensão das possibilidades de um educar após Auschwitz nos dias de hoje. Como proporcionar uma educação que nos possibilite romper com as amarras do pensamento nazi-facista ainda presentes na nossa sociedade? Para isso, faremos uma análise do documento “Escola Livre”, proposta de Lei de autoria do deputado alagoano Ricardo Nezinho que propõe a “neutralidade” dos professores em sala de aula, este projeto ganhou a alcunha de “Lei da Mordaça” pelos educadores alagoanos por se tratar de uma afronta aos direitos legais dos alunos, que ficariam a mercê de uma educação pautada unicamente na escolarização e no controle disciplinar, uma barbárie contra a formação intelectual e social do aluno, portanto, ela é um retrocesso educacional visível à educação alagoana. A metodologia utilizada é de cunho qualitativo, tem como procedimento a análise do conteúdo caracterizada por Chizzotti (2006) como um método que refere-se à elaboração de temáticas que permitam correlacionar com as categorias estabelecidas e, assim, designar algumas inferências sobre a pesquisa em questão. Dessa forma, chegamos aos seguintes resultados: a referida Lei é um mecanismo de controle da autonomia docente, impossibilitando, assim, que a educação se torne um instrumento de formação plena do sujeito, sendo ela um claro retrocesso para a sociedade e um alicerce fecundo para a semiformação, pois obstrui o processo de desenvolvimento e aprendizagem voltados para a emancipação e autonomia.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.