PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
DIÁLOGO COM O CAMPO DE PESQUISA.
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxis.v14i29.4101Resumen
Com o objetivo de analisar estratégias de prevenção ao uso de drogas na escola de jovens e adultos estudantes, com vistas à prática pedagógica inserida no centro do processo educativo, bem como as implicações e os desafios resultantes destas ações na qualidade da educação para prevenção, foi realizado esse levantamento de produção científica referente neste domínio. A metodologia utilizada foi a de revisão sistemática a partir dos descritores “prevenção ao uso de drogas” e “prevenção ao abuso de drogas” e com o cruzamento destes com “formação de professores” e “prática pedagógica”, possibilitando maior abrangência na pesquisa, na qual pudéssemos encontrar o maior número estudos que, foram filtrados de acordo com os critérios escolhidos, dentre eles, adequação à temática. A base de dados utilizada foi o Banco de Dissertações e Teses da Capes, no período de fevereiro de 2017. Os resultados deste estudo apontaram: deficiência de desenvolvimento de pesquisas em relação às ações de prevenção ao uso de drogas na escola, com jovens e adultos estudantes, principalmente voltadas para práticas pedagógicas inovadoras; apontaram que as abordagens de prevenção direcionadas para ações curativas e proibicionistas não vem surtindo efeito desejado no enfrentamento às drogas, bem como para a necessidade da busca das reais demandas dos sujeitos da escola frente a problemática e modificações nas condições de ensino e aprendizagem que privilegiem ações pedagógicas que proporcionem um leque maior de oportunidades para o crescimento intelectual e profissional dos sujeitos envolvidos.
Descargas
Métricas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Usted es libre de:
Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato; Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente. Esta licencia es aceptable para Obras Culturales Libres. La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia.
Bajo los siguientes términos:
Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada, brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios. Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.