Pesquisa-ação em Educação: um mosaico teórico-metodológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13564

Palavras-chave:

pesquisa-ação, pesquisa educacional, educação, metodologia científica, metodologia da pesquisa

Resumo

Este artigo buscou refletir sobre experiências formativas em um curso de doutorado e em um grupo de pesquisa, articulando-as com as bases epistemológicas estudadas no curso e com os pressupostos teóricos e metodológicos adotados por estudos em nível de pós-graduação stricto sensu realizados pelos integrantes do grupo, de modo a construir um mosaico teórico-metodológico de pesquisa-ação em Educação. Trata-se de um estudo teórico-reflexivo que problematiza a teoria a partir de elementos experienciais e empíricos. Foram identificadas as tesselas que compuseram o mosaico, com destaque para as práticas da docência como significativo objeto de estudo da pesquisa-ação com professores e/ou estudantes em contextos socioeducativos, propiciando a ressignificação das práticas. Essa opção de pesquisa rompe com princípios (neo)positivistas, aproximando-se daqueles pragmatistas e dialéticos, possibilitando a práxis investigativa em trajetórias cíclicas, reflexivas e formativas. Portanto, é compreendida em uma perspectiva plural, crítica, colaborativa, (trans)formativa e emancipatória.

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Biografia do Autor

Douglas Pereira da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Brasil

Doutor em Educação pela UFPI. Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Integrante do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC/UFPI).

Contribuição de autoria: conceituação, curadoria de dados, análise formal e escrita.

Maria da Glória Carvalho Moura, Universidade Federal do Piauí - Brasil

Doutora em Educação pela UFRN. Docente na UFPI, no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI). Líder do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Práticas Curriculares e Formação de Profissionais da Educação (NIPPC/UFPI).

Contribuição de autoria: conceituação, supervisão e validação.

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Publicado

2024-10-24

Como Citar

COSTA, D. P. da; MOURA, M. da G. C. Pesquisa-ação em Educação: um mosaico teórico-metodológico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13564, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13564. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13564. Acesso em: 21 dez. 2024.